PESME

Beba Água pela sua Saúde!
Costuma dizer-se, com toda a razão, que a água é a melhor bebida do mundo. Mas há outras fontes de água: derivados do leite, sumos e refrigerantes podem ser mais atractivos quando não há sede, mas convém ter um consumo regrado, dado o significativo teor de açúcar; as sopas e os legumes fornecem água e ainda vitaminas e sais minerais importantes para várias funções do nosso organismo, além de serem pouco calóricos. Por exemplo, a melancia é constituída por 98% de água, o pepino por 96% e 94% da alface é água!

Mas há certas bebidas que são contraproducentes, porque aumentam as perdas de água, como são os casos das bebidas alcoólicas, café, chá ou bebidas que, contendo cafeína, têm uma acção diurética, ou seja, provocam um aumento da eliminação de água pelos rins. Assim, não só não contam para a contabilidade diária dos 2 litros de água, como devem ser consumidas moderadamente.
Não é por acaso que a água está representada no centro da "roda dos alimentos". Beber cerca de 10 copos de água por dia (2 litros), é um hábito que deve adquirir, pela sua saúde e bem-estar.
A ingestão de água deve ser aumentada em situações de maior intensidade da actividade física, de ambientes de temperatura mais elevada ou em doenças acompanhadas por fenómenos indutores de perda de líquidos como a febre, diarreia ou vómitos. A água não possui calorias nem gordura, aumenta a sensação de saciedade e diminui o apetite.
Semana Dos Afectos



No âmbito do Projecto Educação para a Saúde e Educação Sexual em Meio Escolar, vamos comemorar a Semana dos Afectos (e ao mesmo tempo o Dia dos Namorados (14 de Fevereiro).
Convidamos-te a participar na Actividade dos Afectos, escrevendo uma mensagem, um poema, um postal ou uma carta que expresse o teu sentimento (Amor, Amizade, Carinho, Ternura, Admiração ou Afeição) por algo ao alguém: um amigo(a), namorado(a), o teu animal de estimação, a natureza, a escola, um professor(a) etc.
 Podes participar entrega a tua participação ao teu/tua Director(a) de Turma.
 Para serem expostos no CRE. A data limite para publicares os teus trabalhos é até ao próximo dia 7 de Fevereiro. Ficam em exposição na semana seguinte de (7 a 16 de Fevereiro) os melhores trabalhos vão servir para construir a Árvore dos Afectos.


Participa!
É urgente o Amor,






(Eugénio de Andrade)



 Conceito de Saúde

 «A Promoção da Educação para a Saúde em meio Escolar é um processo em permanente desenvolvimento para o qual concorrem os sectores da Educação e da Saúde. Este processo contribui para a aquisição de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo próprios, construírem um projecto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A Promoção da Educação para a Saúde na Escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania activa.»



In Protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde


 
Saúde é a capacidade de cada Homem, Mulher ou Criança para criar e lutar pelo seu projecto de vida, pessoal e original, em direcção ao bem-estar.

(C. Déjours)


É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer
Participa! Até 7 de Fevereiro 2011