domingo, 20 de novembro de 2011

DIA MUNDIAL DA DIABETES - 14 de NOVEMBRO

A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problem tica da Diabetes Mellitus. Nesse sentido foram convidados as entidades oficiais ligadas à Saúde a nível nacional e local, os responsáveis pelas Escolas Superiores de Saúde da região Centro (Corpos Directivos da Faculdade de Medicina, Escolas Superiores de Enfermagem e Faculdade de Farmácia, bem como o reitor da U C.), Bastonários das Ordens dos Médicos, Enfermagem e Farmacêuticos, Presidentes dos Sindicatos dos Médicos e Enfemeiros, o Sr. Bispo de Coimbra, a imprensa nacional e local (televisão, estações, rádio e imprensa escrita) e a população em geral. De acordo com o sugerido pela Federação Internacional de Diabetes (I.D.F.), que tem sido a dinamizadora do evento a nível mundial, o tema versado este ano foi "Os Custos da Diabetes", a avaliar sob diversas perspectivas A económica, isto é, os custos directos e indirectos dos serviços de saúde e os suportados pelas pessoas com diabetes, os custos sociais, os custos individuais (não económicas) e os custos inerentes às alterações que a doença acarreta em termos de qualidade de vida.
A escolha deste tema prende-se com o facto da diabetes mellitus ser uma doença em franco crescimento epidemiológico, (quase um crescimento epidémico) tanto nos países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento, que afecta majoritariamente as pessoas em idades economicamente activas. Por outro lado, as características da doença em si mesma, nomeadamente a sua incurabilidade, a necessidade de tratamento e autovigilância glicémica diárias, consultas e exames complementares frequentes, aumento de internamentos hospitalares e a capacidade de induzir complicações tardias invalidantes, com inevitável absentismo laboral, surgem como componente inevitável de aumento da gastos econ¢micas a nível dos orçamentos da saúde nacionais e individuais. Qualidade de Vida e Diabetes:
O aumento da esperança de vida, conseguido através do desenvolvimento em geral e do progresso das ciências da saúde, em particular, deu origem a uma maior prevalência de doenças crónicas. A diabetes é uma destas doenças sem cura conhecida e uma das causas mais importantes de morbilidade e de mortalidade. Complicações graves, extremas, incluem problemas cardiovasculares, hipertensão, insuficiência renal, cegueira e amputação.

Sem comentários:

Enviar um comentário