quinta-feira, 10 de março de 2011

Basquetebol


Basquetebol - Regulamento




Objectivo do jogo de basquetebol:

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo, vence.



A competição é dirigida por:

• Três árbitros – que têm com função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.

• Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registam os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.

• O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo

• Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipa dispõe para a posse ininterrupta da bola.

• Equipa - Existem duas equipas que são compostas por 5 elementos cada (em jogo), mais 7 suplentes.

• Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.







• Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

• Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

• Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.

• Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

• Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

• Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

• Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre ; não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.

• Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).

• Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.

• Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

• Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.

• Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.

• Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem um ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa contrária aquela que iniciou o jogo.

• Transição de campo ou transposição de campo – Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa.

• Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

• Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

• Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.

• Falta anti-desportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.

• Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.

• Falta da equipa – Se uma equipa cometer num período, um total de cinco faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.

• Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.








GESTOS TÉCNICOS



Passe

O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.

Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas.

Tipos de Passe

O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

• Passe de Peito - Como o nome indica, com a bola à altura do peito esta é arremessada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.

Determinantes técnicas:

1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;

2. Avançar um dos apoios;

3. Executar um movimento de repulsão com os braços;

4. Executar rotação dos pulsos;

5. Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo

• Passe picado - Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo;

O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito.

Determinantes técnicas:

1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;

2. Avançar um dos apoios;

3. Executar um movimento de repulsão com os braços;

4. Executar rotação dos pulsos;

5. Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo;

6. Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente.

• Passe de ombro - É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. A bola é arremessada como no arremesso de uma bola no baseball (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.

Determinantes técnicas:

1. Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro;

2. Colocar o cotovelo numa posição levantada;

3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola;

4. Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores

• Passe por cima da cabeça- É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.

Determinantes técnicas:

1. Elevar os braços acima da cabeça;

2. Avançar um dos apoios;

3. Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.





• Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.

• Drible de protecção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola.

Contra ataque

• Defensivo, para dar continuidade ao jogo inicia-se o contra-ataque. Que tem como objectivo realizar um lançamento mais próximo possível do cesto do adversário, em situação de superioridade numérica, ou seja, com oposição reduzida.



• A primeira coisa que se deve fazer quando se ganha o ressalto é rodar para a linha lateral mais próxima e procurar um companheiro a quem passar. Pode também, se tiver espaço, driblar pelo corredor central.



• A seguir, o jogador que recebeu o primeiro passe, deve preocupar-se em colocar a bola no corredor central o mais rapidamente possível, passando-a a um companheiro que se movimenta nesse espaço ou tomando ele próprio essa iniciativa, usando o drible. Os restantes jogadores movimentam-se pelo lado contrário onde ocorreu ressalto.

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