quinta-feira, 24 de março de 2011

Desportos Paraolímpicos

Mostrar à comunidade educativa os mais variados Desportos Paraolímpicos e sensibilizar a comunidade para a importância da práctica dos mesmos


COMITÉ OLIMPICO INTERNACIONAL

O comité olímpico internacional é uma organização não governamental sem fins lucrativos para os desportos de elites destinados a atletas com deficiências este foi fundado em 22 de Setembro de 1989, a missão da organização é permitir que os atletas paralimpicos alcancem o sucesso e a excelência desportiva




Boccia



Este é um dos mais populares desportos para olímpicos existentes. O Boccia surgiu no Egipto quando um jovem faraó egípcio brincava com 2 bolas de pedra um pouco maiores que as bolas de ténis, próximas de uma bola mais pequena que deveria ser usada como bola alvo.

Actualmente as regras do Boccia são em tudo semelhantes. Este desporto é jogado por duas equipas com bolas vermelhas e azuis respectivamente na qual o objectivo é cada jogador atirar a bola da sua equipa e tentar que esta se aproxime o mais possível da bola branca (bola alvo).

Existem vários tipos de boccia:

• Boccia C1 – Destina-se tetraplégicos com pouca amplitude de movimento funcional e pouca força funcional em todas as extremidades e tronco que dependem de um acompanhante para ajustar ou estabilizar a cadeira ou para lhe dar a bola.


• Boccia C2 – Destina-se a tetraplégicos com pouca força funcional em todas as extremidades e tronco, mas com capacidade para propulsionar a cadeira de rodas.

• Boccia C3 – Destina-se a indivíduos com muitas dificuldades na preensão da bola e sem força funcional para fazer um lançamento para dentro de campo. Utilizam calhas para fazer o lançamento. Nesta classe estão incluídas outro tipo de deficiências com as mesmas características funcionais.





Regras de Boccia




1. DEFINIÇÕES
1.1. Jack é a bola alvo, branca
1.2. Bola é uma das bolas azuis ou vermelhas.
1.3. Lado no Boccia individual é definido como um (1) jogador singular. No Boccia de equipas ou pares, um "lado" é definido como três (3) e dois (2) elementos, respectivamente, de uma equipa como uma unidade
1.4. Campo é a área de jogo limitada pelas linhas de campo. Isto inclui as casas dos jogadores.
1.5. Jogo ou partida é uma competição entre dois "lados" que inclui um certo número de parciais.
1.6. Parcial é uma parte de um jogo em que uma bola alvo e todas as outras bolas são jogadas por ambos os lados.
1.7. Dispositivo Auxiliar é o termo utilizado para descrever um auxilio material para jogar, utilizado pelos jogadores da BC 3, por exemplo uma rampa ou calha.
1.8. Violação é qualquer acção assumida por um jogador/lado, suplente, auxiliar ou treinador que é contra as regras do jogo.
1.9. Lançamento é o termo usado para definir a acção de impelir a bola para dentro do campo. Inclui lançar, pontapear ou largar a bola quando é usado um dispositivo auxiliar.
1.10. Bola Morta é uma bola que foi para fora do campo depois de ter sido lançada, ou que tenha sido retirada do campo pelo árbitro no seguimento de uma violação, ou que não tenha sido lançada por o tempo ter terminado.
1.11. Parcial interrompido é quando bolas são mexidas fora da ordem normal de jogar, seja acidental ou deliberadamente.
1.12. Linha em V/Linha da bola alvo é a linha que a bola alvo tem que cruzar para ser considerada em jogo.
2. EQUIPAMENTOS

2.1. Bolas de Boccia

Um "set" de bolas consiste em seis vermelhas, seis azuis e uma bola alvo branca. As bolas devem pesar 275 +- 12 gramas cada uma e medir 270 +- 8 milímetros.
2.2 Dispositivos de Medida
Usados pela equipa de arbitragem para medir a distância entre as bolas: Compasso ou fita métrica.
2.3. Quadro de resultados
Deve estar colocado numa posição em que possa ser visto por todos os jogadores.
2.4. Equipamento de medida do tempo
Sempre que possível o equipamento de medição do tempo deve ser electrónico.
2.5. Caixa de Bolas Mortas
Esta deve permitir aos jogadores ver quantas bolas estão na caixa e deve estar colocada ao fundo do campo.
2.6. Indicador da cor Vermelha/Azul
Pode ser de qualquer formato. Permite aos jogadores verem claramente, qual o lado que deve jogar.

2.7.1. A superfície deve ser plana e macia como o chão de um ginásio em madeira ou sintético. As superfícies não devem ser enceradas.
2.7.2 As dimensões serão de 12,5m x 6m.
2.7.3 Todas as marcações terão entre 2 e 5cm de largura e devem ser facilmente reconhecidas. Deve ser usada fita adesiva para as linhas de marcação. É recomendado usar fita de 4/5cm para as linhas de marcação externas, linha de lançamento, linha em V (linha da bola alvo) e fita de 2cm para as linhas internas, como as que separam as casas de jogo e a cruz.
2.7.4 A área de lançamento está dividida em seis casas de lançamento.
2.7.5 A linha em "V" marca a área onde a bola alvo é inválida.
2.7.6 A cruz central marca a posição de recolocação da bola alvo
2.7.7 Todas as medidas das linhas exteriores são feitas pelo bordo interior. As linhas do interior do campo são medidas fazendo um traço com um lápis fino pondo a fita a meio dessa marca.
2.8 Calhas
2.8.1. As calhas devem ter um tamanho que, quando postas de lado caibam numa área de 2,5m x 1m.
2.8.2. As calhas não devem ter nenhum dispositivo mecânico que ajude a propulsão, tanto aceleração como desaceleração da bola. Uma vez que a bola é largada pelo jogador, nada deve obstruir a bola.



Outros apetrechos não serão permitidos.
2.8.3. A calha não deve ter nenhum mecanismo ou outro apetrecho que ajude na orientação da calha, aceleração ou desaceleração da bola ( tal como raios laser, níveis de bolha de ar, travões, etc...).
2.8.4. Um jogador deve fazer um contacto físico directo com a bola imediatamente antes de a largar para dentro do campo.

Contacto físico directo inclui o uso de um dispositivo preso directamente à cabeça, braço ou boca do jogador. A distância da testa, antebraço (medido desde o ombro) ou boca do jogador até ao extremo do dispositivo não deve ser maior do que 50 cm
2.8.5. Os dispositivos auxiliares devem ser verificados, até 48 horas antes da competição, pelo Delegado Técnico e/ou o Árbitro Principal e sempre que possível em conjunto com a classificação desportiva específica.
2.8.6 Após cada lançamento a calha dos jogadores deve ser, claramente movida de modo a quebrar os planos vertical e horizontal do lançamento anterior.

2.8.7. Um jogador pode usar mais do que uma calha durante um jogo. O jogador só pode fazer a troca depois do árbitro ter indicado que é a sua vez de lançar. Todas as calhas devem permanecer na casa do jogador.
2.8.8. Durante cada parcial, o árbitro/fiscal de linha dará as bolas aos jogadores com dispositivos auxiliares para evitar que o auxiliar se vire para a área de jogo.
2.8.9. A calha não deve sobrepor a linha de lançamento quando a bola é largada
2.9 Cadeira de Rodas
2.9.1 As cadeiras de competição devem ser o mais standardizadas possível; contudo, as alterações feitas para a vida do dia a dia são elegíveis para a competição.

2.9.2 A altura máxima do assento, que inclui a almofada, é de 66 cm.

2.9.3 Em caso de disputa, o Árbitro Principal com o Delegado Técnico designado, devem elaborar a determinação. Qualquer decisão é final.







Sem comentários:

Enviar um comentário