quinta-feira, 24 de março de 2011

LINGUA GESTUAL

LINGUA GESTUAL



Uma das grandes dificuldades dos praticantes destes desportos é a comunicação entre si e o "exterior", sendo assim uma das mais importantes ferramentas de comunicação a língua Gestual. Esta linguagemé utilizada sobre tudo refere--se ao uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação.

O gestuno é a língua de sinais internacional; é uma língua inventada que difundiu a Federação mundial de surdos em 1951. Em 1973, um comité criou um sistema standard de sinais internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de várias línguas de sinais, para criar uma língua fácil de aprender.

Esta língua utiliza mais de 1500 sinais, sendo cada um deles uma letra um número ou uma expressão.



Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua gestual (no Brasil: língua de sinais) através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica entre si. É processada através de gestos (no Brasil: sinais), como o nome indica e a sua captação é visual. Numa época, em Portugal, em que nada, ou quase nada se sabia acerca da comunicação entre os surdos, no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia), as crianças surdas, nos seus tempos livres, comunicavam entre si numa "língua secreta, só delas, que as protegia dos ouvintes que as rodeavam": falavam com as mãos, falavam a Língua Gestual Portuguesa.

Língua ou linguagem?

Uma língua é um sistema de comunicação específico e exclusivo do ser humano sendo gerido por regras particulares Assim sendo, a LGP possui características que fazem dela uma língua: é composta, maioritariamente por símbolos arbitrários; é um sistema linguístico; é partilhada por uma comunidade de pessoas que a utilizam como sua forma de expressão mais natural; possui propriedades como a criatividade e a recursividade; possui aspectos contrastivos; é um sistema em constante renovação e evolução: apresenta o fenómeno da dinâmica linguística; a sua aprendizagem/ aquisição faz-se de modo natural num ambiente propício.


Sem comentários:

Enviar um comentário