segunda-feira, 16 de abril de 2012

'Site' quer aumentar literacia científica dos portugueses





Retirado integralmente do site"  http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53799&op=all" Ciência hoje

Nascido do gosto pessoal de João Pedro Calafate pela ciência e divulgação científica, o sítio na Internet «Ciência com Todos» quer ser um veículo de transmissão de conhecimento e ajudar a aumentar os níveis de literacia científica, nomeadamente dos alunos do ensino básico e secundário.

Em conversa com o «Ciência Hoje», o professor de matemática e ciências explicou que a sua principal ideia era que questões de jovens estudantes pudessem ser esclarecidas por especialistas. “Queria que eles tivessem respostas científicas adequadas e acessíveis à sua faixa etária”.
Comecei a desenvolver o projecto no Verão, quando já tinha algum tempo livre”. Depois de criar o sítio online começou a contactar possíveis colaboradores. Entrou em contacto com todas as universidades portuguesas e começou por cima, pelos directores dos departamentos das diversas áreas.
A maior parte das mais de mil pessoas a quem dirigiu o convite “não respondeu”. Mas esse facto não desanimou o professor, até porque, por cada resposta recebida, ouvia um 'sim'.
O sítio, que conta agora com 168 colaboradores, está online desde o dia 15 de Setembro do ano passado. Desde então que tem sido bastante acedido, e não apenas pelos mais pequenos. O «Ciência com Todos» tem um interface simples e está dividido em várias secções: 'questões científicas', onde os usuários podem pôr as suas dúvidas, 'divulgação científica', 'notícias', 'ficheiros', entre outros.
Para já o sítio está muito pessoal, porque não sou perito em informática”, explica. Não sendo possível utilizar filtros, para já qualquer pessoa pode responder às perguntas, mas se “houver alguma resposta disparatada”, João Pedro Calafate, apaga. No entanto, “95 por cento das respostas, ou até mais”, são dadas pela comissão científica do projecto, ou seja, a equipa de colaboradores.
O professor deseja que, a curto prazo, o sítio se torne “mais profissional. Precisamos de um programador informático, queremos ter mais imagens e publicar mais textos de divulgação científica dos colaboradores”.


Sem comentários:

Enviar um comentário