sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONCEITO DE SAÚDE




O conceito de saúde, inicialmente, era entendido numa base dicotómica entre saúde e doença. Entretanto passou a ser concebido como um conceito positivo:
Estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
(World Health Organization, 1946)
Assim, a saúde é considerada um recurso para a vida e não um objectivo de vida, destacando-se não só os recursos sociais e pessoais mas também as capacidades físicas
( Carta de Ottawa,1986).
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bem-estar físico mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.
A saúde não pode, deste modo, ser considerada simplesmente o estado de ausência de doença, mas, sim, um estado de harmonia dos sistemas orgânicos entre si e da pessoa consigo própria, que inclui aspectos de natureza espiritual, física e mental. A saúde tem, portanto, uma base de natureza individual. O não estar saudável representa um desequilíbrio na relação homem-meio.
Apesar da dificuldade em caracterizar a saúde é possível referenciar alguns indicadores de saúde:
- Bem-estar físico do ser humano;
- Bem-estar psíquico do ser humano;
- Bem-estar morfo-funcional do ser humano;
- Uma boa relação do ser humano com o meio envolvente.
A educação da saúde e a Educação Física trabalham sobre os mesmos tópicos:
- Higiene, contributo do desporto para um estilo de vida saudável;
- Prevenção de lesões no desporto;
- Regras de treino para o desenvolvimento da aptidão física.
Assim sendo, o exercício físico, é fundamental para melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

Educação para a Saúde
“Conjunto de experiências de aprendizagem que têm como objectivo influenciar positivamente a saúde de cada um”.
(Alcázar, 2003, p.269)
“Conjunto de actividades de informação e educação que estimulam os sujeitos a quererem desfrutar da sua saúde, saberem como atingir esse objectivo, fazer tudo o que for possível, individual ou colectivamente, para conservar a saúde e recorrer a ajuda caso seja necessário.”
(Organização Mundial de Saúde,1983, citado por Alcázar, 2003, p.269)
Processo planificado e sistemático de comunicação e de ensino aprendizagem orientado para tornar fácil a aquisição, escolha e manutenção de práticas saudáveis e fazer difíceis as práticas de risco.”


(Costa & Lopéz,1996, citado por Alcázar, 2003, p.269)

                         

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