sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA



Comemora-se no dia 1 de Dezembro o Dia Mundial da Luta contra a SIDA!


Dados da OMS (de 2007) revelam que existem 33 200 000 (33,2 milhões) de pessoas que são portadoras do VIH. Só em 2007 estima-se que 2 500 000 (2,5 milhões) de pessoas foram infectadas com o vírus e 2 100 000 (2,1 milhões) morreram de SIDA. Em termos mundiais, no continente Africano, especificamente 8 países da zona a sul do sahara (maior deserto do mundo), são responsáveis por um terço das novas infecções e das mortes por SIDA, a nível mundial.


A sida (Síndroma da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV – na língua inglesa) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças (in Portal da Saúde).

Como se transmite o VIH? O vírus VIH encontra-se principalmente no sangue, no sémen, no líquido pré-ejaculatório e nos fluídos vaginais de pessoas infectadas, e no leite materno. Assim, a transmissão do vírus só pode ocorrer se estes fluidos corporais entrarem directamente em contacto com o corpo de outra pessoa, pela via sexual e/ou sanguínea (in Portal da Juventude).





                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário