segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GALARDÃO INTERNACIONAL ECO-ESCOLAS



O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS.
Desde a sua implementação em Portugal, em 1996/97, que o Eco-Escolas tem crescido de forma sustentada, procurando aliar o aumento do número de escolas à qualidade do Programa, o qual é monitorizado e acompanhado em Portugal por uma Comissão Nacional constituída por várias entidades: Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e Direcções Regionais de Educação (DGIDC e DREs); Agencia Portuguesa do Ambiente (APA); Instituto da Água (INAG); Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB); Instituto de Meteorologia (IM); Agência para a Energia (ADENE); Autoridade Florestal Nacional (AFN); Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES) Secretaria Regional do Ambiente dos Açores (SRAM) e Direcção Regional do Ambiente da Madeira (DRAmb)
O Projecto é coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education (FEE), a nível nacional pela ABAE e, a nível regional pelas Direcções Regionais de Ambiente.
O trabalho em conjunto com os municípios em especial com os municípios "parceiros Eco-Escolas" - visa ainda a articulação do projecto a nível local. Os municípios são directamente envolvidos na implementação do projecto nas suas escolas.
A nossa escola foi, pelo quarto ano consecutivo, contemplada com este galardão.
É uma honra para a escola e para todos os que fazem parte da nossa comunidade educativa, uma vez que significa que nos preocupamos com as questões ambientais e desenvolvemos um esforço para melhorar o seu ambiente, por forma a que sejamos mais eficientes e sustentáveis.
Certamente já repararam na nossa bandeira verde hasteada à entrada da nossa escola. Para que nos fosse atribuído este galardão, alunos e professores trabalharam o ano inteiro em temas de Educação Ambiental. Muitos alunos desenvolveram trabalhos de pesquisa, saídas de campo, recolha de resíduos, entre muitas outras actividades, no âmbito da Área de Projecto, da Formação Cívica, das Ciências da Natureza, entre outros, por forma a melhorar o ambiente envolvente.
Este novo ano lectivo, estamos de novo a apostar num trabalho de continuação de benefícios em prol do ambiente, para que no final seja, de novo, reconhecido o nosso trabalho e possamos hastear uma nova bandeira.
Para isso, tu também podes contribuir. Basta que colabores. Gestos simples podem fazer a diferença.
Deixa as luzes apagadas quando saíres da sala, não deixes as torneiras abertas ou a pingar quando vais ao wc, faz a separação dos resíduos. A nossa escola tem ecoponto.
Se todos contribuirmos é fácil e o Ambiente agradece.
Participa no concurso de recolha de resíduos a decorrer na escola e habilita-te a ganhar prémios no final do ano.

Não te esqueças os gestos simples no ambiente melhoram a nossa saúde e a dos outros.

A coordenadora do Projecto é a professora Margarida Ferreira.

Grupo de alunos do 6ºE em Santa Maria da Feira, no passado dia 29 de Setembro de 2009, para receber o Galardão.



Sem comentários:

Enviar um comentário