domingo, 8 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DA DIABETES - 14 DE NOVEMBRO




No próximo dia 14 de Novembro comemora-se "O Dia Mundial dos Diabetes", vamos antes de mais, tentar definir sumariamente que em Portugal, calcula-se que afecte entre 400 a 500 mil pessoas.



Diabetes é uma doença crónica provocada pelo facto do organismo ser incapaz de transformar toda a glicose proveniente dos alimentos provocando assim um aumento de glicose no sangue, designada por hiperglicemia. Existem dois tipos diabetes:
Tipo I – Insulino-dependente
Tipo II – Insulino-Resistente
A Diabetes é um conjunto de doenças que têm como ponto comum o facto do organismo não conseguir produzir insulina suficiente, ou não a utiliza convenientemente. A insulina é uma hormona produzida por uma zona do pâncreas e que tem como função controlar os níveis de açúcar (glicose, ou glucose) no sangue. Essa glicose é a principal fonte de energia que as células do corpo utilizam para crescer e funcionar. A insulina actua conduzindo esse açúcar pela corrente sanguínea e fazendo-o entrar nas células a fim de ser utilizado. Na Diabetes, havendo falta de insulina ou então uma resistência das células à sua actuação, o açúcar não é utilizado correctamente e a quantidade não utilizada fica em circulação no sangue, situação conhecida como hiper glicemia.
Para os mais interessados, sugerimos que vão a este site.
                              

Sem comentários:

Enviar um comentário